terça-feira, 22 de março de 2011

Scrap - Por onde começar?

Algumas dicas para quem está começando do mundo maravilhoso do Scrap e quer fazer sua página.

Como pregar o Ilhos  com o vazador:

Coloque o papel sobre a base; faça um furo no papel com o vazador, batendo firme com o martelo;


Encaixe a parte mais estreita do ilhós do furo que foi feito no papel;





Encaixe a outra peça no bocal do ilhós, no verso do papel e bata firme com o martelo;


É normal que o ilhos fique um pouco folgado, pois ele serve também para dar mobilidade às peças.


 Como usar os furadores

Coloque o papel na base do corte do furador e pressione o botão onde está ilustrada a figura. Se você quiser ver a distância entre um corte e outro, é só colocar o papel na base do corte, virar o furador ao contrário, de forma que o botão fique virado para baixo e pressione.



Como usar as molduras

1- Escolha a moldura que combine com sua página; fixe a foto na página e em seguida fixe a moldura sobre a foto, usando fita adesiva dupla face.
2- Outra opção é fixar a moldura somente nas extremidades com cola ou fita adesiva dupla face e depois encaixar a foto.

Como usar os tags

Os tags são muito importantes para a confecção de qualquer página. Você pode copiar textos na parte do vegetal; cortar figuras com os furadores; pode usa-los com ou sem as bases de papel de cor lisa e pode enfeita-los com botões, fitas, papeis...



Como rasgar o papel

Você pode achar esquisito ensinar a rasgar o papel. Mas esta dica vai deixar seu trabalho mais bonito, pois há uma maneira certa de como rasga-lo. Rasge sempre para sua direção, assim, a textura mais porosa do papel fica para cima e você poderá trabalhar outras técnicas, como por exemplo, a pintura do pastel seco, chamado de chalk.


Como usar o Chalk (pastel seco)

Para aplica-lo, basta passa-lo com cotonete ou com os dedos, dependendo do tipo de pintura que deseja fazer. Abaixo há um link de um vídeo demosntrando a aplicação do chalk

http://www.youtube.com/watch?v=MEo0H3IiFaI&feature=player_detailpage#t=3s



Como usar botões

Você pode passar linha, fita, retalhos de palha ou rami, para embelezar o botão. Mas pode pode cola-los sem enfeita-los nas páginas.  Você pode utiliza-los como miolos de flores de papel, por exemplo. É a sua imaginação que manda.


Como costurar
Primeiro fure o papel com a agulha de bordar no sentido que deseja costurar (você pode fazer ponto reto, ponto cruz, pespontado, etc.); se atende a abrir bem os furos com a agulha, para que a linha passe com facilidade. Prenda a ponta da linha na parte de trás do papel com fita adesiva. Depois de fazer os furos desejados, passe a linha com a agulha pelos furos, seguindo o ponto escolhido.


Como usar a Fita Banana

Não tem muito segredo, é só cortar pedaços da fita e aplique sempre na parte de trás do objeto, do recorte ou do papel desejado.A textura de fita banana permite deixar os objetos em alto relevo, ficando com aspecto tridemensional.



Como usar o carimbo e o emboss

O primeiro passo é carimbar no papel a figura desejada.

Depois deposita-se o pó para emboss,  na cor desejada. Retira-se o pó e guarda-se no potinho (ele é reaproveitável).


Coloque a aquecedor (tem pessoas que usam secador de cabelo) próximo à figura e espera-se alguns segundos.

Com o calor,o contorno da figura escurece e fica em alto relevo brilhante.



Como usar a régua-molde

Coloque a régua-molde sobre as fotos, riscando-as e cortando-as, no formato da parte vazada. Depois com a mesma régua, risque o papel desejado, cortando somente a parte externa, ou seja, o contorno. Coloque a régua-molde sobre a papel cortado, para se guiar na hora de colar as fotos, que ficarão como um mosaico.

Um comentário:

  1. Amei as suas dicas, pois mostra tudo de forma bem fácil e prática. Vou ver se consigo fazer umas páginas com minhas fotos.
    Uma dúvida, é possível usar sombra de maquiagem nos trabalhos de scrap?

    Obrigada!
    Kesia

    ResponderExcluir