sábado, 4 de junho de 2011

O que é costura copta.

 A palavra Copta se originou de uma religião cristã praticada no Egito. Os fiéis da religião Copta acabaram desesnvolvendo esse tipo de encadernação para a proteção e conservação de seus livros sagrados.
Hoje essa é uma das costuras mais utilizadas na encadernação artística pois  permite firmeza na união das folhas e uma abertura total do livro a ser encadernado, sendo a mais indicada para quem mantém a prática de utilizar Skecthbooks, ou também chamados Diários Gráficos. Os skecthbooks são bastante usados por artistas e diversas outras pessoas como um livro de rascunhos e idéias.  Os sketchbooks são livros muito importantes…mas isso é assunto pra um outro post, onde poderemos ampliar mais a idéia de sua importância.


2
Copta Detalhe


Mas a costura Copta além de resultar em livros mais firmes, também é muito bonita  quando utilizada em livros com costura exposta. Seu tipo de entrelaçamento forma tranças na lombada do livro, muitas vezes sendo até dispensável uma capa mais elaborada para que o livro fique belo…basta apenas a costura

Fonte: http://www.bancoamarelo.com/

2 comentários:

  1. Olá,a pedido da minha professora de desenho de observação da faculdade. Preciso fazer justamente um Skecthbooks, mas não quero comprar um caderno ou algo do genêro,e buscando maneiras de fazer o meu próprio, encontrei vcs. Tem algum link que vcs indicam para eu poder aprender a fazer esse tipo de costura?

    Aguardo ansiosamente
    Jacky

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacky, eu achei um link, espero que ajude. Grata pelo contato.


    http://www.elianatine.com.br/sketchbook-2/

    ResponderExcluir