quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Passo a Passo: Capa de Moleskine

Decidi fazer um PAP de capa de moleskine, pois até hoje não achei quem fizesse um PAP aonde a capa fique com os cantos arrendodados. 




lista de materiais para fazer um moleskine igual ao meu é:



Passo 1:

Você deve cortar o papelão 0,5 cm maior tanto de largura, quanto de altura com relação ao moleskine aberto (ou seja, medir o lado da frente+ lado de trás + lombada e acrescentar 0,5 cm). Depois arredonde as pontas com o furador de bordas ou se não tiver, use o moleskine de molde e corte com a tesoura.


Passo 2:

Pegue a medida da lombada, no meu caso a lombada mede 1,2 cm. Passe esta medida para o papelão, risque e depois passe o boleador marcando a risca. Dobre o risco que o boleador fez. Ele deve ficar assim:






Passo 3:

Passe cola em todo o papelão. O coloque o tecido . Não esquecendo de usar  a dobradeira para alisar bem a superfície







Passo 4:

Agora o segredo dos cantos arrendodados. Passe cola nos cantos. Puxe a ponta do tecido. Faca isto nos 04 lados, conforme a sequência de fotos abaixo:






Passo 5:

Depois dobre as 04 lados normalmente.






Passo 6:

Para fazer o furo, para a colocação do elástico, faca as seguintes medidas: de cima para baixo meça 2,5cm e do lado esquerdo para direita meça 2,0 cm. Nesta marcação faca o furo, nas duas extremidades. 



Passo 7:

De fora para dentro coloque o elástico (meça o elástico como se ele estivesse fechando o moleskine). Por dentro, segure o elástico no  lado interno e coloque o lado do ilhos que "amassa". Depois do lado de fora coloque a outra peça do ilhos. Aperte bem com a ferramenta de você tiver disponível.









Passo 8:

Se você quiser coloque um pedaço de fita de cetim, como mostra a foto, bem no centro da lombada, para servir de marcador. Para saber a medida, é adicionar 10 cm com relação à medida da altura do moleskine. Exemplo: meu miolo de moleskine tem 15 cm de altura, cortei a fita de cetim com 25 cm. 


Passo 9:

Primeiro passe cola na lombada, e cole o papelão no miolo. Depois passe cola nas guardas uma de cada vez e cole também. Está pronto!







Espero que tenham gostado e qualquer duvida ou sugestão, mande um e-mail para miolodepapel@gmail.com ou deixe seu comentário.
Lembrando que você pode comprar o miolo de moleskine na Lojinha Miolo de Papel.

Ate breve!







3 comentários:

  1. Que importante dica nos dá com esse PAP. Esses dias deixei de fazer um trabalho, com pontas arredondadas, em razão da encadernação. Obrigada pela dica.Valeu!
    Grande abraço, Nidia.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem feito o seu PAP, Priscilla!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá! O link para comprar o miolo não está funcionando :(

    ResponderExcluir