segunda-feira, 18 de abril de 2011

Saiba um pouco mais sobre o Moleskine

Moleskine é uma marca de cadernos de notas produzida pela empresa italiana Moleskine SRL. Mas chamamos de moleskine não só os produzidos pela empresa italiana, mas qualuqer caderno com uma capa dura  com cantos arredondados, uma tira de elástico para mantê-la fechada (ou aberta em determinada página) e uma  lombada costurada que permite que ela permaneça plana (a 180 graus) enquanto aberta. A Moleskine voltou à moda em nossos dias. E muitas pessoas estão confeccionando. Podem ser feitos com capa de pano, papel ou couro.

Um pouco da historia do Moleskine:

O caderno Moleskine® é o herdeiro do lendário caderno usado nos últimos dois séculos por artistas e pensadores, como Vincent Van Gogh, Pablo Picasso, Ernest Hemingway e Bruce Chatwin. O pequeno caderno preto, discreto e essencial, com os característicos cantos arredondados, elástico e bolsa interna extensível foi produzido durante mais de um século por um pequeno encadernador francês que o fornecia às papelarias parisienses frequentadas por uma elite internacional de artistas e escritores de vanguarda. Este fiel companheiro de viagens guardou esboços, notas, histórias e ideias antes de se tornarem pinturas famosas ou livros aclamados.

Segundo ChatwinEm meados da década de 1980, o pequeno caderno deixou de estar disponível. Bruce Chatwin conta toda a história do seu caderno favorito, que alcunhou de “moleskine”, no seu livro “The Songlines”. Em 1986 o fabricante original – uma família em Tours – fechou para sempre: “Le vrai moleskine n´est plus” são as palavras lapidares que Chatwin coloca no discurso do dono da papelaria da Rue de l´Ancienne Comédie – um local também lendário onde os cadernos eram armazenados. Antes de partir para a Austrália, o escritor e viajante inglês comprou todos os cadernos que conseguiu encontrar, mas não foram suficientes.

O Caderno Moleskine®
Em 1997, um pequeno editor milanês voltou a dar vida ao lendário caderno, atribuindo-lhe este nome literário e resgatando desta forma uma tradição extraordinária. Seguindo os passos de Chatwin, o caderno Moleskine® inicia uma nova jornada, inscrevendo o carácter único da experiência em papel: o caderno Moleskine® é uma bateria que armazena ideias e sentimentos, liberando a sua energia ao longo do tempo.
Atualmente a marca Moleskine é sinonimo de cultura, viagens, recordações, imaginação e identidade pessoal.
Com a diversidade de formatos de página, os cadernos Moleskine® são parceiros para as profissões criativas e imaginativas do nosso tempo. Representam, em todo o mundo, um símbolo do nomadismo contemporâneo.

Em breve, estarei colocando um passo-a-passo para você fazer um moleskine.




Nenhum comentário:

Postar um comentário